sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A Cura da Tristeza

"Não entregues tua alma a tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. Pois a tristeza matou a muitos e não há nela utilidade alguma" Eclo. 30, 22.25

Assim como diz o livro do Eclesiástico, entregar a alma à tristeza é atormentar-se de forma inútil. A vida sempre vai ter seus desafios e dificuldades e a gente sempre vai precisar ter a coragem para enfrentá-los, e a cada luta iremos nos tornando mais fortes. Mergulhar na tristeza é entregar a alma a um estado de escuridão que não leva à lugar algum. Não falo aqui da tristeza por uma perda (morte de alguém, decepção, traição), mas de um mergulhar em uma tristeza sem fim e sem sentido.

Se você sofreu uma perda, precisa sentir a dor da mesma, viver seu momento de luto e lágrimas, calar isso ou enterrar na alma fará um estrago interior muito grande. O luto e as lágrimas nos ajudam a assimilar a perda, não a fazem doer menos, mas ao menos nos libertam de adoecer por causa da dor. Aquele que não viver o luto futuramente sofrerá doenças interiores sérias por causa da dor que está alojada no peito, é como tampar uma ferida sem tratá-la, ela vai infeccionar e pode até mesmo levar à morte.

A tristeza pode ser algo inútil e muito maléfico em nossa vida quando nos faz parar no sofrimento, perder o sentido de viver e paz do coração. Chega um momento em que o luto precisa dar lugar a vida, a gente precisa continuar. Muitas pessoas se entristecem por causa de decisões erradas, e dizem para si mesmas: Se tivesse feito uma escolha diferente não estaria sofrendo. Grande erro, você só estaria enfrentando dificuldades diferentes. A vida é feita de lutas você querendo ou não.

A morte, a dor, a traição, a angustia, a perda, são coisas que fazem parte da vida. O que podemos fazer é nos fortalecer para vivê-las com esperança e nunca pelo caminho da tristeza. Uma pessoa triste vai levando a vida, muitas vezes até torce para ela acabar depressa e cessar logo seu sofrimento.

A escola da tristeza, nos ensina os grandes filósofos, está em sempre esperar pelo que virá: O fim do dia, o dia do pagamento, o final do ano, o fim de semana. A sua vida está tão sem sentido que você vai levando ela até chegar o próximo momento, o próximo dia, o próximo ano, e dia após dia vamos sobrevivendo, sem saber o que é viver o hoje, a alegria do dom que é a vida.

Porque uma pessoa que está a beira do morte começa a fazer tudo que gostaria de fazer e dizer, sem se preocupar com o que outros vão pensar? Como dizer a alguém que o (a) ama, ou pedir um perdão, derrubar uma mentira e por ai vai? Porque descobriu que cada instante da vida conta e é precioso, não pode ir embora e deixar as coisas como estão.

Assim como uma pessoa que perde a graça de poder andar, enxergar ou os movimentos de grande parte do corpo. Porque ela se esforça em ser independente, em escrever e até mesmo pintar com os pés ou jogar basquete na cadeira de rodas? Porque ela aprendeu com aquela perda o valor que enxergar, andar e tudo mais são valiosos. Olhe para você, tantos dons você tem e está desperdiçando tudo para ficar mergulhado na tristeza, na mágoa, no rancor. Quem lhe garante que haverá amanhã? Não espere deixe a tristeza de lado e levanta do lugar que você se "esborrachou" para sofrer um sofrimento sem sentido, uma tristeza sem fim. Tudo pode recomeçar, reconstruir. Muitos dizem que a única coisa que não tem jeito é a morte. Não concordo, pois se cremos em Deus, temos a esperança do reencontro no céu e isso nos leva a continuar, mesmo na mais terrível das perdas.

A oração de cura interior é um grande auxílio. Buscar as raízes da tristeza por meio do encontro com Deus na oração, na reflexão e no mergulhar em seu amor são parte da resposta para se reerguer da tristeza, além disso temos a perseverança, a luta e a decisão pessoal e em alguns casos a ajuda de um profissional na área de psicologia ou psiquiatria pode ajudar muito.

Enfim, acima de tudo, temos que buscar viver com esperança e coragem. Venda cada dia como um oportunidade de fazer as coisas diferentes, de construir algo novo, de recomeçar. Quem luta e reza nunca será parado, pois sempre estará auxiliado por Deus, em combate e esperança, Deus é fiel e nos ajudará. Amém?

"A alegria do coração é a vida do homem e um tesouro inesgotável de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida" Eclo. 30, 23. A alegria nasce de cada vitoria e cada luta superado, sair da tristeza é um caminho rumo a alegria de viver. Deus te dê essa graça, amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário