segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A Cura para o Desânimo

Certa vez um homem resolveu que iria escalar o Everest. Muitos perigos ele enfrentou, tempestades, frio, solidão, dor, cansaço e medo. Ao chegar ao topo, ele simplesmente desceu. Alguém lhe perguntou: Porque você subiu lá? Para morrer? Ele respondeu: Não para viver!

O desanimo é a dificuldade que vem para te impedir de chegar ao topo, de viver, de ser feliz. Muitos desafios se colocam diante de nós dia após dia e por mais que a gente queira, é impossível impedir que eles aconteçam. As decepções, medos, solidão e o frio na alma vem, e não pedem licença, e você só conseguirá conseguir continuar se vencê-los, mas como?

O alpinista nos ensina muito bem. A sua meta era chegar ao topo! A resposta não está no topo, mas em cada passo, em cada vez que ele resistiu ao frio, à vontade de voltar atrás, a resposta estava na coragem de não desistir. É interessante falar de coragem. A gente acha que é coragem é não ter medo, não tem nada haver.

Você acha que um bombeiro entra em um prédio em chamas sem ter medo, ou um policial corre atrás dos bandidos sem temer o que pode acontecer? Não. Eles o fazem pois a opção de salvar vidas é mais forte do que o medo. O alpinista sobe ao topo do Everest porque o desejo de se superar é maior que o medo. Para vencer o desanimo você precisa ter essa meta, e sua meta precisa ser mais forte que o desânimo, que o medo, que qualquer coisa que te impeça de ser feliz.

Por trás do desânimo pode haver um medo de arriscar, de viver de um jeito diferente, e acreditem um medo de que dê certo e as coisas possam não ser mais como eram, um apego à dificuldade, ao sofrimento. Não podemos permitir que sentimentos como esses nos impeçam de continuar. Nossa meta precisa estar bem definida pra que a gente continue, mas é preciso além de coragem e perseverança que você tenha uma estratégia: por onde vou, o que preciso fazer, o que preciso deixar, o que preciso aprender? E assim traçar o caminho. O primeiro passo é o mais importante e o mais difícil, mas aos poucos você vai vencendo e indo em direção ao topo. Ele é a certeza de que você conseguiu, é um troféu para quem não desanima nem volta atrás. Mas a vitória começa com o primeiro passo.

Tenha fé, peça a graça de Deus para te orientar, para que Ele não te permita perder em metas vãs e ruins, mas que você lute e persevere pelas razões certas sem se perde do Seu Amor e sem se perder do Caminho de Salvação. Assim você sempre estará no caminho certo e será feliz por cada conquista e por cada vez que a coragem foi maior que o desanimo. Bora lutar?

Deus lhe abençoe!

"Coragem não é ausência de medo, mas acreditar que existe algo mais importante que o medo" 
Um dos lemas dos Bombeiros dos Estados Unidos.

Um comentário: