terça-feira, 13 de outubro de 2015

O risco das Carências Afetivas

A carência afetiva nos dias de hoje é algo cada vez comum. Ela pode existir por causa de uma ausência paterna ou materna, por causa de um complexo de inferioridade ou ainda por um desejo grande de ser amado (a) que não é correspondido por ninguém.

A pessoa carente destes afetos corre o risco de se tornar uma pessoa obsessiva; seu desejo é tão grande de encontrar o amor que te falta que ela começa a correr atrás de alguém que lhe dê o amor que o seu coração necessita e é aí que o perigo de se perder ou de se ferir é muito grande.

A pessoa normalmente pode eleger uma ou mais pessoas de quem ela irá exigir este amor que lhe falta. Mas a exigência é tanta e também suas constantes cobranças que sua presença pode se tornar algo desagradável, pois além dela exigir que o outro a trate como alguém especial, ela ainda pode tentar impedir que outras pessoas se aproximem daquela que ela "elegeu" como a "solução do seu problema". Grande engano. Quanto mais ela tenta prender em seu laço e perto de si as pessoas mais elas acabam se afastando e uma após a outra tornam-se uma nova decepção.


É preciso dizer duas coisas importantes: a carência afetiva pode ter diversas origens e ainda se manifestar em graus diferentes em cada pessoa. Mas em todos os casos ela é um risco, pois aprisiona o coração da pessoa e a torna um "mendigo do amor". Neste mendigar amor, ela pode simplesmente derramar a sua vida e até mesmo se oferecer por inteiro ao outro, e no mundo em que estamos vivendo ela pode facilmente ser usada, manipulada, enganada e quando não for mais necessária, descartada.


Olhe ao seu redor, veja nas suas redes sociais, preste atenção no que as pessoas tem publicado e você verá o quanto essa realidade é presente. Frases constantemente repetidas como: "Dei valor a quem não merecia", "De hoje em diante só vou gostar de quem gosta de mim", "Está on mas nem fala comigo", "Sumiu da minha vida e nem deu satisfação" e por aí vai. Frases que no fundo escondem alguém carente, ferido, que mendiga amor. O mendigo do amor sinto muito lhe dizer ou ficará somente com restos ou "morrerá de fome". Pois o amor nasce da gratuidade e um coração ferido não se cura com qualquer amor, mas com o amor abundante da Cruz e nascido de um coração que se doa.


Vamos aprofundar um pouco mais.. Colocar alguém no lugar do pai que lhe faltou ou da mãe, poderá até lhe ajudar a principio, se aquela for uma pessoa disposta a te ajudar, mas com o tempo aquilo não será suficiente para a cura do seu coração. Pessoas que foram abandonadas ou perderam os pais, tem no coração um vazio grande demais para ser curado somente com a presença de uma figura paterna ou materna. É preciso oração, ir na profundidade da dor, deixar que ela seja tocada por Deus, que ela seja alcançada e lavada pelo perdão, mergulhar no processo de cura é o que te fará realmente livre.


Quanto àquelas pessoas que tem sede de ser amadas e que muitas vezes se encontram sozinhas na vida vai uma dica importante: Seu coração tem sede de um amor maior, mais puro e verdadeiro. Esse amor que seu coração tanto pede primeiramente precisa ser vivenciado com Deus, se deixar tocar por Ele, deixar que sua misericórdia invada seu coração e transforme seu interior em vida nova. Ainda será preciso que você se olhe no espelho, se cuide, se valorize, não dê asas pro primeiro que te faça um elogio, permita que seu coração espere com paciência o verdadeiro amor, mas acima de tudo dê amor aos outros, seja um bom amigo, vá até os que sofrem e permita que o amor chegue a até eles; saiba que é dando que se recebe e você encontrará grandes amigos sendo um grande amigo. É a sabedoria de Jesus quando diz "Ame seu próximo como a si mesmo", em outras palavras, dê aos outros aquilo que você mais deseja receber e será feliz.


Por ultimo falo para as pessoas que alimentam as carências afetivas na sexualidade. Os pecadores sexuais normalmente são aqueles que mais tem sede de ser amados, tem sede do amor de Deus! Porque Jesus teve tanta compaixão dos pecadores sexuais (Madalena, Maria de Bethânia, a Samaritana)? Porque sabia que ali estavam pessoas sedentas de Deus, sedentas do amor. Esse é o segredo mais importante para ser livre da sexualidade desregrada: Buscar o verdadeiro amor em Deus e no próximo.


Tenha compaixão de seu coração e busque ser lavado no amor de Deus dia após dia, oração após oração, no perdão, no se doar, no se cuidar, no zelo com o outro. E quando você menos esperar seu coração estará não somente livre, mas transbordando de amor. Creia!!


Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário